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NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO DARIO VELLOZO PARA O ALUNO - 2018
NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO DARIO VELLOZO PARA O ALUNO - 2018




1 – Cumprir os horários de início e término das aulas, fazendo-se presente na escola ao menos 5 minutos antes do horário de entrada; Matutino:7h25min às 11h45 min. Vespertino:13h15min às 17h35min. Noturno:18h50min às 23h10min.

2 – Após o sinal, encaminhar-se imediatamente para as salas de aula, caso se atrase ficará retido no bolsão, onde aguardará o sinal para 2ª aula. Na terceira reincidência será comunicado os responsáveis;

3 – Após o término da 1ª aula o portão será trancado, sendo permitido o acesso de alunos somente com motivos justificados,

4 – Após o início das aulas, as saídas dos alunos serão controladas, permitindo as mesmas somente em casos extremos; caso o aluno se ausente da sala sem a devida autorização, o professor registrará no Registro de Classe Online (RCO) e na terceira reincidência será comunicado o fato a coordenação.

5 – Nos casos de indisciplina, não sendo possível resolver passivelmente em sala de aula será feito registro no Registro de Classe Online, e encaminhado o aluno para coordenação para que as providências cabíveis sejam tomadas;

6 – Não será permitido o uso de quaisquer aparelhos eletrônico (celular, fone de ouvido, entre outros), ou materiais não pedagógicos em sala de aula, (a escola não se responsabiliza por perdas, danos ou furtos), sendo o professor o responsável em orientar os alunos e em caso de não cumprimento do regulamento recolher os aparelhos dos mesmos encaminhando a coordenação, que fará o comunicado aos pais e os devidos registros conforme Decreto Estadual Nº 18.118, de 24 de junho de 2014);

7 – É obrigatório o uso de uniforme do colégio (camiseta) em todo ambiente escolar no horário de aula, bem como em atividades no contra turno e para a prática de educação física.

8 - Durante as aulas de Educação Física, o aluno deverá permanecer na quadra, ausentando desta somente com a devida autorização do professor e o mesmo deverá usar uniforme para prática esportiva.

9 – O aluno poderá fazer uso do boné (em sala), podendo o professor solicitar que o mesmo o retire;

10 – Serão divulgados os cronogramas com as datas e acontecimentos mais importantes, para estar informado de todos os acontecimentos escolares. É de responsabilidade do aluno inteirar-se dos acontecimentos fazendo a leitura dos mesmos que estarão no facebook e no site do colégio. O aluno ficará responsável em anotar em sua agenda e caso tenha dúvidas verificar as datas das avaliações e trabalhos a serem entregues, o qual estará registrado no mural da sala de aula na agenda de avaliações;

11 – As avaliações de 2ª chamada somente serão autorizadas pelo professor nos casos em que o aluno apresentar atestado médico à coordenação ou justificativa dos pais referente à saúde do aluno para expedir requerimento. O mesmo será expedido somente pela coordenação do turno em que o aluno estuda;

12 - O aluno terá um prazo de 48 horas para fazer a solicitação do requerimento para avaliação de segunda chamada após seu retorno para as atividades escolares, na coordenação;

13- É de responsabilidade absoluta de o aluno procurar o professor, na próxima aula, para solicitar a avaliação de segunda chamada, fazendo a entrega do requerimento;

14 - Não serão toleradas conversas particulares, por parte dos alunos, pelos corredores em horário de aula;

15 - Durante o período de aula o aluno deverá permanecer em sala, acompanhando as atividades propostas pelos professores,

16 – Ao final de cada aula, colaborar na organização e limpeza das salas. Ao sair na última aula, desligar ventiladores/ AR Condicionado e luzes;

17 – Na primeira aula de cada disciplina o professor fará a apresentação de sua metodologia de trabalho, bem como estabelecerá as normas para o bom funcionamento das aulas, as mesmas devem ser cumpridas por todos os alunos. Caso tenha duvidas procure o professor para esclarecê-las, pois para trazer bons resultados é preciso estar tudo esclarecido;

18 – Durante as aulas manter-se atentos, participativos, realizando as atividades propostas, atendendo as solicitações dos professores, especialmente no que se refere a disciplina e ordem em sala;

19 – Realizar-se-a diariamente o registro da frequência, no início de cada aula, sendo responsabilidade do aluno responder prontamente a mesma e fazer-se presente em sala, em caso de atraso, não serão feitas alterações nem rasuras, visto que o aluno deverá se ausentar da sala somente com prévia permissão do professor;

20 – SISTEMA DE AVALIAÇÃO PARA ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO SERÁ TRIMESTRAL E A REGRA DE CÁLCULO É A MÉDIA SOMATÓRIA. A avaliação da aprendizagem será composta pela somatória da nota 7,0 (sete vírgula zero), resultado das avaliações (prova oral e/ou escrita), mais 3,0 (três vírgula zero) referentes a atividades diversificadas (trabalhos, pesquisas, seminários, entre outros) obtendo-se a nota máxima igual a 10,0 (dez vírgula zero). A Recuperação de Estudos será substitutiva, sendo aplicada no mínimo 02 (zero dois) instrumentos de recuperação por trimestre prevalecendo sempre a maior nota, sendo obrigatória sua inserção no Registro de Classe Online. Cada docente aplicará no mínimo 03 (zero três) instrumentos de avaliação durante o trimestre, que compreende a 02 (zero duas) avaliações (escritas, orais ou práticas) e 01 (zero um) instrumento de avaliação diversificado ( trabalhos, seminários, pesquisas etc) podendo ampliar esse número de instrumentos conforme o conteúdo trabalhado no decorrer do trimestre.

21 - SISTEMA DE AVALIAÇÃO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (TÉCNICO ENFERMAGEM E SEGURANÇA NO TRABALHO) SERÁ BIMESTRAL E A REGRA DE CÁLCULO É A MÉDIA SOMATÓRIA. A avaliação da aprendizagem será composta pela somatória da nota 7,0 (sete vírgula zero), resultado das avaliações (prova oral e/ou escrita), mais 3,0 (três vírgula zero) referentes a atividades diversificadas (trabalhos, pesquisas, seminários, entre outros) obtendo-se a nota máxima igual a 10,0 (dez vírgula zero). A recuperação de Estudo será substitutiva, sendo aplicada no mínimo 02 (zero dois) instrumentos de recuperação por bimestre prevalecendo sempre a maior nota, sendo obrigatória sua inserção no Registro de Classe Online. Cada docente aplicará no mínimo 02 (zero dois) instrumentos de avaliação durante o Bimestre, que compreende a 01 ( zero um ) avaliações ( escritas, orais ou práticas) e 01 ( zero um) instrumento de avaliação diversificado ( trabalhos, seminários, pesquisas etc) de acordo com plano de ensino de cada disciplina.

22 – É DE CUNHO OBRIGATÓRIO REALIZAR AS RECUPERAÇÕES POR TRIMESTRE/BIMESTRE EM TODAS AS DISCIPLINAS; PREVALECENDO, ENTRE AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO, A MAIOR NOTA;

23 – Os trabalhos solicitados pelos professores deverão ser entregues no prazo solicitado, sendo que se combinado com o professor, os mesmos poderão ser entregues posteriormente com menor valor, conforme critérios estabelecidos por cada professor;

24 – Nos horários em que estiverem sendo aplicadas avaliações, todos os alunos deverão permanecer em sala, concluída ou não a mesma; nenhum aluno deverá ausentar-se da sala neste horário;

25 - A utilização da biblioteca ou do laboratório de informática deverá ser feita com o acompanhamento do professor e de forma organizada;

26 – Serão estipulados horários para trocas de livros de leitura conforme cronograma que será expedido pela biblioteca somente nas aulas de português ou durante o intervalo. O cronograma ficará exposto no mural da sala de aula;

27 – O uso dos recursos tecnológicos (como TV Multimídia, DVD, caixas de som, rádio, entre outros) poderá ser feito para apresentação de trabalhos devendo-se combinar a reserva através do professor responsável pela disciplina;

28 – É de responsabilidade do aluno ou familiar comunicar de imediato, sua ausência por problemas de saúde, para que a equipe pedagógica possa comunicar os docentes, devendo assim mesmo apresentar o atestado médico à coordenação no seu retorno, no prazo de até 48 horas;

29 – Para casos em que necessite ausentar-se por motivos particulares, esta ausência deverá ser combinada com a coordenação, sendo sua responsabilidade apresentar justificativa por escrito assinado pelos pais;

30 – Os alunos que apresentarem atitudes agressivas ou de desacato serão encaminhados à coordenação, acompanhados pelo professor para que os fatos sejam averiguados e encaminhados as sanções legais para cada caso;

31 – É proibida a realização de festas, amigos secretos, “tererê”, consumo de café, balas, pipoca, bolos e chicletes, entre outros, durante horário de aula;

32– Nas trocas de aula os alunos deverão aguardar o professor em sala;

33 – Quando houver necessidade dos pais conversarem com os professores, solicitar à coordenação o agendamento na hora atividade do professor;

34 - Os alunos não serão liberados antes do sinal para o intervalo;

35 – Caso necessite usar o telefone solicitar ligação na coordenação, o mesmo é válido para os familiares que necessitarem falar com o aluno, deverão entrar em contato com a coordenação que repassará o recado;

36 – É expressamente proibido fumar nas dependências do colégio conforme previsto em lei estadual número 16239/2009 e lei federal 9294/96;

37 – É proibido fazer comentários que envolvam informações pessoais de alunos, professores, funcionários e familiares, ações que envolvam direta ou indiretamente o nome desta instituição de ensino; bem como tirar e/ou postar fotos e vídeos em qualquer meio de publicidade (facebook, whatsApp, Instagran e outros aplicativos), sem prévia autorização;

38- Os alunos deverão manter relações cordiais com todos os envolvidos no ambiente escolar, prezando o respeito pelo outro, e por si próprio;

39 – Em caso de dano causado a qualquer objeto ou espaço que pertença ao patrimônio público, será de responsabilidade ressarcir os mesmos, seja com reparos ou financeiramente;

40 – Os alunos deverão se fazer presentes em sala de aula, portando todo o material necessário para as aulas previstas para o dia;

41 – É de responsabilidade dos alunos comunicarem os pais quanto às reuniões, convocações e eventos gerais promovidos pelo colégio;

42- O aluno, juntamente com seus responsáveis legais, será responsável em zelar pelos livros didáticos que lhe serão entregues no início do ano letivo em data pré-estabelecida pela direção e coordenação;

43- Será proibido fazer uso ou realizar atividades de outras disciplinas na aula em andamento, podendo o professor recolher o material até o término da aula;

44- É vedado ao aluno trazer qualquer material de natureza estranha ao processo pedagógico, bem como convidar pessoas estranhas a adentrarem o colégio sem previa autorização;

45 – Estará sujeito a sanção cabível o aluno que utilizar-se de atitudes de desacato ou para fins de constrangimento, seja com colegas ou professores, bem como qualquer funcionário deste estabelecimento de ensino; (Professores e Funcionários - art 331 do Código Penal);

46 – O aluno deverá participar de medidas para prevenir a ocorrência de atos de indisciplina e cooperar com as medidas preventivas nos casos de “bullying”; (Bullying – Lei Federal nº 13.185)

47- É proibido o uso ou manuseio de qualquer tipo de droga, licita ou não, no ambiente escolar, sendo que em caso de flagrante, o aluno será encaminhado aos órgãos competentes, para que as atitudes cabíveis sejam tomadas;

48 - É vedado o porte de armas de fogo, armas brancas ou qualquer outro objeto que possa por em risco a sua segurança (estilete, corrente de ferro, caneta laser...) e a dos demais presentes neste ambiente; sob pena de responder judicialmente sobre o fato;

49 – Não será permitida a realização de excursões, passeios, rifas, jogos, vendas ou campanhas sem a devida autorização da direção;

50 – É proibido namoro nas dependências do colégio e atitudes inadequadas no ambiente escolar que causem constrangimento;

51 – Cumprir estas e as normas dispostas no regimento escolar deste colégio;



Aos casos em que não se cumprir o estabelecido no regulamento interno previstos pelo Regimento escolar serão tomadas as seguintes Ações Educativas, Pedagógicas e Disciplinares:

I - Orientação verbal;

II- Encaminhamento para equipe pedagógica para orientação;

III- Comunicação escrita dirigida aos pais ou responsável, para ciência e/ou comparecimento na instituição de ensino, para assinatura de termo de compromisso;

IV- Atendimento pedagógico em ambiente diferenciado da sala de aula por até três dias, sem prejuízo dos conteúdos e atividades fornecidos pelo professor.

V - Troca de turno, condicionada a existência de vaga.

VI - Encaminhamento ao Conselho Escolar, acompanhado do responsável legal.

VII - Encaminhamento para o Conselho Tutelar e/ou Promotoria da Infância e Juventude, com indicação de reunião com a instituição de ensino, família e Conselho Tutelar e/ou Promotoria para definir algumas medidas, dentre elas, a sugestão de transferência (não compulsória) com anuência dos pais, responsáveis ou estudante, considerado o esgotamento das medidas pedagógicas, o histórico do estudante, a ampla defesa e contraditório;



Em caso de insubordinação grave com recusa atual e expressa de cumprimento das normas deste regimento será imediatamente aplicada a medida do item IV até a presença do pai ou responsável na instituição de ensino.




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